Transtorno no Espectro Autista - TEA

Cursos / Pós-Graduação

  • Detalhes do Curso
  • INVESTIMENTO
    R$ 199,90
  • COORDENADOR
    Profª. Mª. Raquel Ramos Romani
  • DURAÇÃO
    20 meses - 404 horas
  • PERÍODO
    Sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h

Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um assunto que pede delicadeza e responsabilidade, tanto no momento de falarmos sobre ele e, principalmente, durante o processo de análise do comportamento e desenvolvimento de uma criança. Isso se dá em razão da complexidade do tema, pois existem diferentes tipos e níveis de Transtorno do Espectro Autista, pela carga emocional que o distúrbio acarreta e também porque cada pessoa possui suas particularidades em relação à curva de desenvolvimento, portanto, é importante ressaltar que cada caso é um caso e tentar generalizar o assunto pode ser um grande equívoco.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico que compromete o desenvolvimento das habilidades de comunicação e interação social. Dependendo do grau, o comprometimento será variável, em alguns casos, mais leve, como na Síndrome de Asperger. Porém, em outros, o comprometimento cognitivo (intelectual) e o déficit na comunicação e na interação social poderão ser mais acentuados.

De forma mais específica, as características do autismo variam de acordo com o desenvolvimento cognitivo. Há casos com quadros de autismo associados à deficiência intelectual grave, sem o desenvolvimento da linguagem e com padrões de comportamentos repetitivos e déficit na interação social. E outros, como na Síndrome de Asperger, em que não há deficiência intelectual e atraso na linguagem, e a criança se relaciona com o meio de forma particular.

Pensando neste novo cenário o curso de Pós Graduação lato sensu em Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como objetivo qualificar profissionais para que atuem através de uma educação interdisciplinar em organizações sociais e/ou instituições escolares.

Entre os demais objetivos destacamos:

Criar e tornar disponíveis conhecimentos que possam ser incorporados pela população individual e institucional envolvida no atendimento da pessoa com autismo.

Proporcionar um campo de atuação para os profissionais envolvidos na área do autismo e melhorar a qualidade dos serviços prestados a essa população e das instituições prestadoras destes serviços.

Proporcionar a equipe Multidisciplinar e a equipe pedagógica subsídio teórico/prático para um trabalho em equipe de inserção do Autista na escola através de alternativas político-pedagógicas que possam contribuir para a superação dos grandes desafios que se interpõem à consolidação de uma educação de qualidade, atualizando-os para o atendimento educacional à INCLUSÃO, considerando a diversidade humana.

Oferecer subsídios teóricos e práticos que colaborem para a compreensão da pessoa com necessidades educacionais especiais e sua inclusão no ensino regular.

Objetivos do Curso

Compreender o TEA, conhecer e intervir na busca de uma prática eficiente e eficaz no processo de desenvolvimento e aprendizagem de pessoas com TEA.

Pré-requisito

Portadores de diplomas de nível superior devidamente registrado

Público-alvo

Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Gestores (Diretores e Coordenadores); Supervisores e Orientadores Escolares; Mediadores Escolares e Profissionais graduados em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Medicina, Terapia Ocupacional entre outros cursos de áreas afins.