ESCOLA DE GESTÃO
 
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
 
O Curso de Bacharelado em Administração da Faculdade Orígenes Lessa tem como objetivo geral desenvolver competências, capacidades e habilidades nos seus alunos, para que os mesmos possam gerenciar e administrar as empresas, independente do segmento de atuação, com base em ações e atitudes pautadas em valores universalmente reconhecidos e praticados nas diversas áreas de atuação do profissional, tornando estas válidas perante a sociedade.

Principais Competências:

• Competitividade - A gestão da competitividade vincula-se à capacidade de assimilar e trabalhar informações, tanto relacionadas a pessoas, capital, tecnologia, como a fornecedores, processos e oportunidades de mercado, e utilizá-las para obter vantagens competitivas.

• Complexidade - Os administradores precisam saber lidar com os interesses concorrentes e com as contradições e conflitos presentes tanto no contexto organizacional quanto no ambiente. É preciso que sejam levados em consideração três aspectos: a administração de interesses de múltiplos parceiros tais como funcionários, clientes, fornecedores, distribuidores, comunidade, governo, dentre outros. O desenvolvimento de múltiplas habilidades de forma a se alcançar excelência em diferentes dimensões organizacionais e não apenas em uma área.

• Adaptabilidade - A flexibilidade, a adaptabilidade e a disposição para mudanças são competências essenciais aos administradores. Isso significa a orientação para a inovação, o desenvolvimento da criatividade e a disposição contínua em renovar estratégias e processos, por meio de uma contínua disposição ao aprendizado.

• Equipes - Os administradores têm que estar voltados para a liderança de equipes de trabalho, possuindo um alto nível de sensibilidade para aceitar e conciliar as diferenças presentes no ambiente de trabalho. As diversidades funcionais, de experiências e culturais devem ser conduzidas de forma que permitam significativos avanços em termos de integração, visando à busca conjunta de soluções. O papel do administrador deve ser, então, o de facilitador, provocador de motivação e conciliador de esforços e talentos.

• Incertezas - Essa competência demanda uma capacidade de lidar com transformações contínuas por meio do equilíbrio entre fluxo e controle. É preciso que os administradores saibam valorizar a autonomia, mantenham a transparência nas ações e valorizem a ética profissional. Além disso, é essencial que se desenvolva uma capacidade para o planejamento em ambientes de incerteza e para a condução de transições.

• Aprendizado - Os administradores devem atuar como educadores, possuindo a capacidade de “não apenas aprenderem para si mesmos em uma base contínua, mas também de treinarem e desenvolverem os demais, facilitando um constante aprendizado organizacional”. Assim, o administrador deve estar voltado para o autodesenvolvimento, mas também para o desenvolvimento dos funcionários que coordena, através do estabelecimento de um ambiente de trabalho desafiador e da disponibilização de tempo e de recursos para educação e treinamento.

 
ONDE ATUAR
 
  • Gestão de Empresas
  • Administração Financeira
  • Administração de Produção
  • Administração de Recursos Humanos
  • Administração do Terceiro Setor
  • Auditoria
  • Controladoria
  • Empreendedorismo
  • Gestão de Qualidade
  • Cadeia de Suprimentos
  • Marketing
 
MERCADO DE TRABALHO
 
A profissão nunca esteve tão bem cotada. As áreas da Administração oferecem hoje as melhores e maiores oportunidades de trabalho nas diversas regiões do país, seja no setor público, privado, terceiro setor, ou até mesmo como empreendedor cuidando do seu próprio negócio.

É o segundo curso mais procurado no país, tanto na modalidade presencial, como na modalidade à distância.
   
 
Investimento
 
Detalhes do Curso
 
Coordenador:
Fred Dallalana
Fale com o coordenador

Duração:
08 Semestres - 04 anos


Período:
Noturno


Portaria de Autorização:
Portaria 1852/1999


Portaria de Reconhecimento:
Portaria 2823/2004


 
Outros Cursos