:: FACOL - Faculdade Orígenes Lessa
 
     
ESCOLA DE SUSTENTABILIDADE
 
TECNOLOGIA EM BIOENERGIA
 
A vocação brasileira para o agronegócio, e a vocação da região centro oeste do estado de São Paulo para a produção e transformação da matéria prima da bioenergia fez com que a FACOL – Faculdade Orígenes Lessa - solicitasse ao MEC (Ministério da Educação) a autorização para o primeiro Curso de Tecnologia em Bioenergia (Portaria 459 de 30 de Julho de 2007). Em abril de 2013, recebemos a comissão do MEC, para o processo de reconhecimento, estando o curso reconhecido, aguardando apenas a publicação da portaria de reconhecimento.

O curso de Gestão da Tecnologia em Bioenergia caracteriza-se por formar profissionais capazes de entender os processos de obtenção da Bioenergia, ao mesmo tempo, que possam fazer uso de técnicas de administração moderna para gerenciar estes processos de forma ágil, podendo, assim, desenvolver produtos e soluções que sejam adequados às necessidades deste novo mercado.

Como diferencial, o curso propõe a formação de um gestor com uma visão integrada do processo produtivo, ou seja, que conheça a produção dos principais insumos, o processo de transformação, a cadeia de suprimentos e a logística e distribuição.

Acreditamos que com a colocação de tecnólogos em Bioenergia no mercado de trabalho regional, estamos colaborando com o crescimento do setor de biocombustíveis que dentre outros aspectos, contribui com a sustentabilidade do planeta.
 
ONDE ATUAR
 
  • Gestão da Produção e pesquisa de produtos bioenergéticos como: Álcool etílico, Biodiesel, Biomassa Florestal e outros;
  • Gestão de Suprimentos e Logística das empresas de Bioenergia;
  • Gestão da Qualidade nas Empresas de Bioenergia;
  • Desenvolvimento de Produtos de Bioenergia;
  • Desenvolvimento de processos para produtos de Bioenergia;
  • Comercialização e Logística de produtos de Bioenergia;
 
MERCADO DE TRABALHO
 
O Brasil é pioneiro nesta missão e já é líder mundial na produção de álcool etílico, com programas de ampliação que devem multiplicar as usinas de produção de álcool.

Nossa região é um dos núcleos de grande incidência neste programa, necessitando de profissionais para o dia a dia e para a expansão. Temos, hoje, funcionando 14 usinas em um raio de 50 quilômetros e um total de 168 usinas, em todo o Estado de São Paulo. Fortalecendo a vocação energética do país, o biodiesel já se apresenta como uma realidade.

Concebido para substituir o óleo diesel derivado do petróleo, o biodiesel pode ser obtido a partir do processamento de diversas plantas e sementes oleaginosas.

Outras fontes de produção da bioenergia estão se formando, tais como, o carvão vegetal e o gás natural. A expansão prevista para este setor deve demandar um crescimento econômico significativo.
   
 
Investimento
 
Detalhes do Curso
 
Coordenador:
Fred Dallalana
Fale com o coordenador

Duração:
06 Semestres - 03 anos


Período:
Noturno


Portaria de Autorização:
Portaria 459/2007


Portaria de Reconhecimento:
Portaria 692, de 28 de Setembro de 2015

Matriz curricular do curso:
Ver o conteúdo

 
Outros Cursos