CURSO AGUARDANDO APROVAÇÃO DO MEC
 
BACHAREL EM ENGENHARIA CIVIL
 
O curso de Bacharelado de Engenharia Civil da FACOL visa formar um profissional para projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil formado pela FACOL estará apto a projetar, gerenciar e acompanhar todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nestes dados, o Engenheiro desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Este profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.
 
ONDE ATUAR
 

O engenheiro civil pode atuar em projeto, construção, fiscalização de obras, perícia, planejamento e manutenção nas seguintes áreas e aplicações respectivas:

  • Materiais – indústrias de concreto, de pré-moldados.
  • Estruturas – edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes, barragens, etc.
  • Hidráulica e saneamento – sistemas de tratamento e de distribuição de água, sistemas de tratamento de esgotos, tratamento de resíduos residenciais e industriais e sistemas de drenagem em geral.
  • Transportes e geotecnia – estradas, aeroportos, portos, sistemas viários urbanos, obras de terra, fundações, etc.

Este profissional pode ainda trabalhar em instalações elétricas de pequeno porte, administração e gerência, informática e pequenos projetos arquitetônicos.

Pode, também, ser autônomo, empresário da área de construção civil e analista financeiro da área da construção civil.

 
MERCADO DE TRABALHO
 
O ótimo desempenho do setor imobiliário influi na grande procura pelo engenheiro especializado em construções urbanas, residenciais ou corporativas. O crescimento da economia e os programas do governo federal, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida, alimentam a demanda pelo profissional, bem como as obras para as Olimpíadas, construções de usinas hidroelétricas, aumento da malha rodoviária.

A região Sudeste, notadamente o Estado de São Paulo, continua sendo o principal mercado para este profissional.

Estamos aguardando a publicação no DOU – Diário Oficial da União para poder formar as turmas.

 
Apresentação do curso
   
 
Detalhes do Curso
 
Coordenador:
Fale com o coordenador

Duração:
10 Semestres - 05 anos


Período:
Noturno


Portaria de Autorização:


Portaria de Reconhecimento:


Matriz curricular do curso:
Ver o conteúdo

   
 
Outros Cursos