Instruções aos Autores

1 GERAIS

Aceitamos apenas trabalhos originais, devem ser enviados conforme modelo e gravado no formato ODT (Open Document Text – LibreOffice e Microsoft Office gravam nesse formato), fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5, com até 20 laudas.

O tamanho do papel é A4 e as margens devem ser configuradas com 3 cm para as margens superior e esquerda e com 2 cm para as margens inferior e direita.

Os trabalhos originais devem ser artigos científicos e de revisões de literatura resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas originais sobre qualquer área do conhecimento (priorizando as abrangidas pelos cursos disponíveis na FACOL/ISEOL) incluindo críticas, defesas e comentários sobre artigos publicados na própria revista.

Observação: Aceitamos também estudos de caso, ensaios, comunicações e resenhas.

Favor utilizar as normas mais atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), referências (NBR6023) e citações (NBR10520).

Observação: O sistema de chamamento adotado é o numérico, como o exemplo abaixo:


2 FOLHA DE ROSTO

Na folha de rosto as seguintes informações (português, espanhol ou inglês) devem aparecer de forma centralizada na seguinte ordem:

a. Título do trabalho;
b. Afiliação completa de todos os autores (da menor unidade administrativa para a maior, vínculo empregatício e acadêmico se estiver em curso), cidade/estado, país.
c. O e-mail e endereço de correspondência do primeiro autor (denotado pelo símbolo *) deve ser indicado após a afiliação.
d. A área e subárea do trabalho (para fins de direcionamento de revisão).
e. Indicação de pelo menos 4 (quatro) possíveis pareceristas (desde que não haja conflito de interesses) que possam avaliar o trabalho e indicar: ( ) não publicar ( ) publicar com alteração ( ) publicar.

 

Na primeira página do trabalho devem-se repetir as informações da folha de rosto (exceto área e subárea) antes do corpo de trabalho.
O resumo em língua nativa de até 150 palavras (RESUMO, RESUMEN) e palavras chaves (de 3 até 5).
O resumo em língua inglesa e key words (up 3 to 5).

Observação: Caso o artigo seja em língua inglesa o resumo em língua nativa deve ser em língua portuguesa, obrigatoriamente.

3 TABELAS
Tabelas devem ser representadas segundo as normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 1993).

A identificação da tabela deve figurar na parte superior da mesma, em algarismo arábico, precedida da palavra tabela, seguida pelo título, item obrigatório, todos em fonte tamanho 10 e centralizada em espaço simples. Toda tabela deve citar a fonte, inscrita a partir da primeira linha de seu rodapé, para identificar o(s) responsável(is) pelos dados numéricos.

Por exemplo:

Observação: As tabelas devem ter cabeçalho que indiquem o conteúdo das linhas e colunas. Não deve ser delimitada por moldura à esquerda e à direita.

4 ILUSTRAÇÕES

As ilustrações de quaisquer tipos (desenhos, fotos, esquemas, fluxogramas, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros etc.) ser inserida o mais próxima possível do texto a que se refere, possuir a extensão jpeg, com resolução mínima de 300 dpi.

A identificação da ilustração deve figurar na primeira linha parte inferior da mesma, em algarismo arábico, precedida da palavra que melhor lhe especifique, seguida pelo título, item obrigatório, todos em fonte tamanho 10 e centralizada, por exempo:

 

A ilustração deve ser inserida o mais próxima possível do texto a que se refere. A identificação deve figurar na parte superior da ilustração, em algarismo arábico, seguido do título.

Na parte inferior da ilustração (se possível editar o arquivo jpeg), deve ser citada a fonte, item obrigatório, que identifica o(s) responsável(is) pela mesma. A identificação deve ser precedida da palavra Fonte ou Fontes. Esses dados devem ser digitados em fonte menor do que a do texto.

5 NOTAS DE RODAPÉ (DESENCORAJAMOS O SEU USO):
Em ordem alfabética, devem ser sucintas e usadas somente quando estritamente necessário. Além disso, devem estar em fonte tamanho 10 e alinhadas à esquerda, no final da página.

6 TRANSCRIÇÕES DE ENTREVISTAS (DISCURSOS, ETC):
Devem ser colocadas entre aspas e em itálico sem qualquer tipo de correção gramatical e ortográfica.

7 OBSERVAÇÃO GERAL:
Qualquer situação não determinada no escopo da ABNT e deste documento, após analise e normatização será incluído no presente documento.

O modelo utilizado por essa publicação se encontra disponíveis no formato MsOffice LibreOffice.