Engenharia Agronômica

O engenheiro agrônomo atua em todas as etapas do processo de produção agrícola. Sua atuação se estende a empresas de consultoria, indústrias de fertilizantes, defensivos agrícolas, herbicidas, alimentos e até mesmo a bancos de financiamento de crédito agrícola.
O engenheiro agrônomo atua desde o planejamento até o processamento e a comercialização de produtos de origem animal e vegetal, de maneira ecologicamente sustentável. Além disso, pode atuar em instituições de ensino e pesquisa.
A engenharia agronômica possui grandes áreas de atuação e pesquisa no Brasil, com muitas oportunidades no mercado de trabalho. O setor do Agronegócio é o principal responsável pela saúde financeira das exportações brasileiras.
O aluno é, nos 5 anos de curso, preparado para atuar no planejamento, organização e execução de serviço de adubação, plantio, controle de pragas e doenças, colheita e beneficiamento de vegetais, reflorestamento, mecanização agrícola, industrialização de produtos de origem vegetal e animal e em projetos de irrigação e drenagem.
ONDE ATUAR
O engenheiro agrônomo atua em instituições públicas, empresas privadas ou como autônomo nas áreas de:
Analista Financeiro de Crédito Rural
Administração e planejamento
Rural
Economia rural
Sociologia rural
Construções e instalações rurais
Irrigação e drenagem
Mecanização agrícola
Topografia e aerofotogrametria
Ensino (área acadêmica) Fitotecnia Indústria e comercialização de alimentos
Floricultura
Fruticultura
Olericultura
Manejo ambiental
Melhoramento animal e vegetal Produção agroindustrial
Silvicultura
Fertilização e Fertilidade dos Solos
Nutrição animal
Bovinocultura
Suinocultura
Avicultura
Pscicultura
Agricultura Climatologia e Geologia
Fitopatologia
Biotecnologia agrícola
Planejamento Fitossanitário
Pragas agrícolas
MERCADO DE TRABALHO
O Brasil é um dos maiores fornecedores mundiais de commodities agrícolas (matérias primas que têm o preço definido em bolsas de valores). Daí que as boas oportunidades para o engenheiro agrônomo em órgãos do governo, indústrias de sementes, adubos e equipamentos, em grandes propriedades rurais, instituições financeiras e na área de meio ambiente. Outro setor promissor é o de biocombustíveis, que recebe do governo incentivos para o aumento da produção.
PRÉ-REQUISITO
Ter concluído o Ensino Médio
Course Content
Curriculum is empty